quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

EMPATIA: você possui?

Resultado de imagem para empatia
por Alex Castro (EMPATIA: capacidade de se colocar no lugar dos outros)  

Pense um pouco e depois, se puder e quiser,  responda a pergunta utilizada como título deste texto que se segue; caso necessite leia-o antes para entender o que realmente significa empatia.

Imagine que você seja um evangélico, um cristão, uma pessoa "crente" no deus Jeová e em seu filho Jesus Cristo, "o salvador"; IMAGINOU?  Pois então vamos para a seguinte fase que é colocar-se no lugar de quem não tem as mesmas crenças que você (isso já é empatia). 

- VAMOS LÁ?

* Você mora ao lado de um terreiro de Candomblé - lá as pessoas realizam suas "cerimônias" (ou sei lá como são chamadas) em "alto e bom tom" - como seria sua reação a essa manifestação religiosa? 

Vamos mais longe - imagine que o Candomblé esteja crescendo muito e com isso até na política eles já se meteram, criando a "bancada do Candomblé" dentro do Congresso - além disso, alguns candomblecistas foram eleitos Prefeitos e Governadores (no dia da posse eles entregam a chave das Cidades e Estados que irão administrar ao seu Orixá de maior crença) - Já pensou se isso viesse acontecer?  Quando é a crença da gente tá tudo bem né?  Esse é o mal - falta de empatia!

* Agora imagine que os Kardescistas (espíritas) comecem a agir da mesma forma que os pastores evangélicos (alugando espaços na TV para realizar seus "passes" ou para "psicografar cartas de falecidos", publicamente  - tudo isso pedindo volumosas quantias aos interessados); certamente que muitos começariam a falar o que hoje falam dos pastores e até pior.

* E quanto aos Católicos?  Imagine que os padres, durante as missas, comecem a "gritar" que quem não acreditar na Virgem Maria ou São Francisco irá "arder no fogo do inferno"!  Certeza que os evangélicos iriam rir da cara de quem acreditasse nisso e se o som atrapalhasse até denunciariam.

* E por fim, imaginem que EU, uma ateísta compre ou alugue um carro de som e saia por aí (pelas ruas) gritando a todos que "deus é um delírio"! "Que saiam dessa ilusão antes que seja tarde, que aproveitem a vida de forma saudável e sadia sem perda e tempo"

- O que fariam ao ouvir isso? 

- Talvez, espero estar enganada, até apedrejassem a mim e o carro se não fossem mais longe - quiçá tocassem fogo nele e me dessem uma sova!

- Já se colocaram no lugar dos que não creem no mesmo deus que vocês ou no lugar dos que não creem em nenhum deus?

Falta empatia no povo - na maioria da população do mundo!  Quase ninguém tolera a religião dos outros quando essa tenta sobressair sobre as demais.  - Por que a religião de uns tem que se meter na política e introduzir dogmas sobre todos os demais cidadãos?

Para quem crê nos Orixás; para quem crê em reencarnação; na Virgem Maria; em Alá ou não crê em nada é difícil aceitar que certas pessoas, envolvidas com certas religiões dite normas, crie leis como sendo eles os únicos corretos. 

Portanto o normal, o legal seria que qualquer religião ficasse longe da política e que o Estado seguisse Laico - assim evitaríamos certas manifestações religiosas dentro de organismos governamentais que são de toda uma população.

"Quando falta EMPATIA, sobra intolerância e preconceito" - infelizmente percebi ainda mais que isso funciona assim ao fazer uma "postagem teste" via facebook - as pessoas não toleram que outras crenças ditem regras (só as suas)!   LAMENTÁVEL!

Autoria: Elane F. de Souza (Advogada, Administradora e Autora deste Blog) - ao copiar cite a fonte

FONTE: agradecimentos pelo post de  INSPIRAÇÃO no G+ de Luana Souza Da Rocha (LU) e Henrique Surfista (publicado por Kleber Garcia Teixeira)


RELIGIÃO, qual seguir?

VEJA O CARTAZ ABAIXO E PENSE BEM, Reflita um bocado e, se puder, aja com tolerância e respeito a todas; afinal, no dia do "juízo&quo...